Destaque

Vereador Ley esclarece dúvidas sobre a flexibilização do comércio em Ipatinga.

Desde o início da pandemia o vereador, Ley do Trânsito (PSD) tem defendido a abertura segura do comércio. O parlamentar lutou junto com o Executivo para trazer para Ipatinga investimentos na saúde, que permitiu a melhoria nos índices epidemiológicos relacionados à Covid-19 no município.

Na última segunda-feira (3), o Executivo de Ipatinga publicou no Diário Oficial, um novo decreto de flexibilização das atividades econômicas, sociais e educacionais em Ipatinga.

O novo documento reafirma a autorização para funcionamento de todos os setores classificados como não essenciais e especifica em detalhes os diversos segmentos que poderão ter suas atividades flexibilizadas e mudanças significativas em alguns ramos de atividades.

De acordo com a publicação, bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até às 23h, fechando e esvaziando suas instalações até a meia-noite. As mesas continuarão com a limitação de quatro pessoas, exceto em casos de datas comemorativas, quando o número poderá ser estendido desde que as pessoas sejam da mesma família. Foi autorizada também a apresentação de música ao vivo nesses estabelecimentos.

De qualquer modo, devem ser seguidos protocolos sanitários e observadas regras básicas de proteção contra a pandemia, como uso de máscaras, álcool gel e medição de temperatura corporal, entre outras.

Sobre os salões de festa, devem manter somente 50% de ocupação da sua capacidade, limitados até 300 pessoas, isso vale para as Igrejas com a metade de seu público máximo. Os clubes de lazer também podem funcionar obedecendo todas as normas sanitárias.