Destaque

Ley do Trânsito defende e vota a favor da Criação da Guarda Municipal e defende o Projeto.

Após o vereador defender o PL na tribuna da Casa, a proposta foi aprovada em plenário por 17 votos favoráveis.

Após anos de muita espera, a população de Ipatinga poderá contar com a prestação de serviço da Guarda Municipal. O projeto de autoria do poder Executivo, que tramitava na Câmara de Ipatinga desde o maio, foi aprovado nesta sexta-feira (18), em 2ª votação, durante uma sessão extraordinária da Casa.  O texto segue agora para sanção do prefeito municipal.

O vereador Ley do Trânsito (PSD), que é líder de governo na Câmara, usou a tribuna da Casa para defender a aprovação do projeto. Para Ley, que além de vereador também é policial civil de carreira, o PL é a concretização de uma luta que se estende por vários anos em Ipatinga.

“Fico feliz em defender publicamente a aprovação deste projeto aqui na Câmara. Estou envolvido nesta matéria desde as primeiras conversas com o governo até a elaboração efetiva da proposta. Sabemos que a cidade anseia a criação da Guarda Municipal há vários governos e ela será implantado para reforçar segurança pública em Ipatinga, auxiliando às forças de segurança das Polícias Militar e Civil. Outro ponto positivo é que a criação do órgão, gera emprego e renda em nossa cidade”, disse o vereador, Ley do Trânsito.

O projeto prevê a criação de 200 cargos de provimento efetivo, ou seja, que serão admitidos por meio de concurso público. Está prevista também a criação de quatro cargos de provimento em comissão.

Reforço
De acordo com o Projeto de Lei aprovado, a Guarda Municipal de Ipatinga será um órgão integrante do Poder Executivo, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Convivência Cidadã (Sescon), e terá a finalidade de executar policiamento ostensivo, preventivo e garantir proteção à população e ao patrimônio do município. Entre as funções da Guarda Municipal destaca-se o apoio às polícias Civil e Militar e demais forças de segurança.

“Trabalho com segurança pública há quase 30 anos e sei o quanto a criação da Guarda Municipal será benéfica para a cidade. O novo órgão irá contribuir com a redução da criminalidade e trazer o sentimento de tranquilidade, segurança e bem estar para a nossa sociedade”, finalizou Ley.