Destaque

22 DE MARÇO. DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje, dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Uma data muito importante para relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida (humana, das plantas e dos animais), bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação, isso para nossa cidade de Ipatinga, nossa região e para o Brasil e o mundo. Vale lembrar que nossa região é agraciada por um dos maiores complexos lacustres de Minas e do Brasil. Temos uma região de uma natureza exuberante recheada por inúmeras lagoas, rios e cachoeiras.

Vão aí algumas dicas muito importantes que podem contribuir muito na utilização desse bem tão precioso:

1- Utilize só o necessário. Reduzir o tempo no banho, manter as torneiras fechadas quando escovar os dentes ou cozinhar são algumas boas práticas que são sempre muito bem-vindas quando o assunto é economizar água.

2- Aproveita a água da lavadora. A água utilizada para lavar a roupa pode ser reaproveitada para outras finalidades como lavar o quintal. Dessa forma evita desperdícios – e de quebra a rotina fica bem mais prática!

3 – Não lave calçadas com mangueiras. Apesar da praticidade, as mangueiras representam um gasto de 120 litros de água quando usadas para essa finalidade. Por isso, que tal substituir o uso da mangueira por uma vassoura ou, no máximo, um balde com água? O mesmo vale para lavagem de carros!

4- Verifique se há incidência de vazamentos. Infiltrações são um problema que muitas casas precisam lidar. Além do mofo e de todos os outros malefícios trazidos, ainda é um desperdício de água gigante. Para esses casos, é importante buscar por ajuda especializada.

Lembre-se: pequenos gestos também contam muito!

Água é vida!
Ley do Trânsito
Vereador